quinta-feira, 29 de junho de 2023

Colocando-nos em marcha

Por Jânsen Leiros Jr.

Revisado e ampliado em 11/04/2024

 

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”  

Atos 1:8 - ARA

 Este primeiro texto introdutório à série Exercícios Espirituais – Em Marcha[1], em que estudaremos os primeiros anos da Igreja através do livro de Atos dos Apóstolos e cartas do Novo Testamento, poderia ser intitulado "Razões para Sair da Inércia". Confesso que demorei a decidir. A verdade, porém, é que um título assim talvez sugerisse que ainda estamos inertes, esperando que tais razões nos tirem dessa condição ou de alguma zona de conforto. Neste caso, eu estaria sendo injusto não só com aqueles que marcharam pelos últimos vintes séculos, bem como com os que têm marchado semanalmente ao meu lado, explorando mais profundamente tudo o que Deus revelou e registrou em Sua Palavra, e que tem sido confirmado ao longo da história da humanidade e em nossas vidas também.

Acontece que a dinâmica do mundo e o propósito de nossa existência não nos espera decidir qual é o melhor momento[2], ou quais conveniências podem nos motivar; falo aos nascidos de novo. Nossa marcha é como uma esteira em movimento, e devemos entrar nela andando. Isso significa que escolhas e decisões também são tomadas em movimento, mesmo que no início não saibamos exatamente para onde estamos indo. Até porque o Espírito sopra onde quer[3].

        Mas por que marchar e não apenas caminhar? Ora, quem marcha tem um fim em mente, um objetivo claro, enquanto quem apenas caminha pode fazê-lo sem destino, ao seu tempo e ao sabor da brisa. Por isso, "Colocando-nos em Marcha" pareceu-me mais adequado, uma vez que o vento que nos impulsiona a esta marcha objetiva e resoluta estão em pleno movimento há mais de dois milênios, e seguirão impulsionando a Igreja, conosco ou apesar de nós.

Nossa jornada começará hoje, com o propósito de mergulharmos nos fatos e acontecimentos que envolveram a Igreja no primeiro século. Marcharemos com os apóstolos e discípulos de Jesus, buscando entender seus pensamentos teológicos através de suas experiências registradas nas páginas do Novo Testamento. Será uma jornada desafiadora mas empolgante. Trabalhosa mas muito prazerosa. Exigindo de nós todo empenho e entrega incondicional.

Como sempre fazemos, marcharemos dos fatos para os comentários, das teses para os testes, e dos propósitos para os argumentos, na busca de trilharmos os mesmos passos que orientaram o pensamento da Igreja, suas convicções e teologia naqueles primeiros anos da era cristã.

        Para o êxito de nossa marcha, mais do que envolvimento, será necessário compromisso. Conhecer os relatos. Ler e reler as cenas. Identificar detalhes. Viver a ousadia dos discípulos, sentir as chicotadas que sofreram e as pedradas que doeram, em um exercício inigualável de compreensão e empatia.

O convite está feito e o desafio lançado. Levanta e marcha! A alegria do movimento, tenho certeza, será maior que o conforto da inércia. Você pode marchar com um propósito definido e inspirador, ou pode seguir perambulando sem compromisso, assim, como quem veio à vida a passeio.



[1] "Em marcha" é o significado atribuído a "makarios" no aramaico, uma língua semítica antiga. Essa interpretação ressalta a ideia de movimento, progresso e propósito na jornada da vida. Quando aplicado ao contexto espiritual, "makarios" sugere não apenas uma caminhada física, mas também um avanço espiritual em direção aos desígnios de Deus. Essa interpretação ressoa com a ideia de que a vida cristã não é estática, mas dinâmica, exigindo compromisso, dedicação e constante busca pela vontade divina. Assim, compreender "makarios" como "em marcha" pode servir como um lembrete poderoso da importância de uma vida de fé ativa e comprometida com os propósitos de Deus.

[2] 2 Timóteo 4:2

[3] João 3:8


2 comentários:

  1. Muito bom, Jânsen , meu amigo, meu irmão! Esses estudos são muito, muito estimulantes a muitos que gostam de se aprofundar nas Sagradas Letras para compreender e, quiçá, tentar viver aquilo que daqui conseguiu apreender. Deus seja louvado! A.: Baixinho

    ResponderExcluir
  2. De tudo, uma das coisas mais interessantes e felizes, é saber que amigos queridos como vc estão em marcha comigo. No caso, eu com vc; se podemos dizer que marcha há mais tempo... abraços!

    ResponderExcluir

Participe. Faça seu comentário aqui...